quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Vegetarianismo e a biblia

Namastê meus amores!

Como combinado todas as quintas feiras teremos respostas sobre questões da bíblia.

Como ontem tivemos uma postagem sobre animais de estimações. 
 Um dos temas que abordamos é o Vegetarianismo que é algo indispensável para quem quer evoluir.
 Uma das perguntas era sobre a bíblia então colocaremos hoje a resposta.

A pergunta que temos hoje é:

"Tenho um tio pastor e ele disse que na Bíblia fala os animais que podem ser comidos, isso é verdade? Quer dizer eu me lembro dele ter me mostrado isso na Bíblia mesmo, só não me lembro onde, queria uma explicação que ficasse mais clara para mim."


Resposta:

 É muito engraçado como tais pastores utilizam a bíblia para desfazer as suas vontades.
 Assim buscando nela respostas que satisfaz o seu ego.

 Iguais antigamente usavam a bíblia para defender o uso de escravos dizendo que na bíblia Deus liberou o uso de escravos.
 Mostrando até mesmo que os profetas antigos tinham seus escravos.

 A minha pergunta é.. A escravidão é certa? 
 Mas ela não esta na bíblia?

 Então vemos que podemos usar o mesmo livro para pregar um bem de todos ou podemos usar um para manipular outros.

Mas tirando isso vamos fazer algumas observações bíblicas.

 Teve um Diluvio Local(não global como alguns pastores dizem) onde logo após toda a vegetação foi Arrasada.

 De vez de usar os Recursos de emergência que Noé Levava que no caso era Carne porque  "Deus" (????) falou que poderia comer carne, como esta escrito em Gênesis 9:3 (Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.)

 Eles voltaram a usar a Dieta que o mesmo Deus tinham ensinado no inicio do tempo.

 Podemos ver a dieta certa em Gêneses 1:29 (“E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.” )

Logo o que ele deu de alimento é Ervas, sementes, frutas e frutos.

Logo Deus indica – no verso seguinte – que esta dieta é “boa”, enquanto a outra à qual fez referência (a que contém carne) foi permitida “simplesmente para satisfazer a luxúria”.

Logo ao mesmo tempo que o suposto Deus deixa comer carne ele não deixa.

Depois da Arca de Noé, não tinha muita Vegetação.
 Então a única coisa que sobrou foi Carne.

  Vemos também em Números 11:33 um texto legal que diz: (“Quando a carne estava entre os seus dentes, antes que fosse mastigada, se acendeu a ira do SENHOR contra o povo, e feriu o SENHOR o povo com uma praga mui grande.”)


 Um fato interessante é que nos primórdios da igreja católica, vários padres, vários bispos e nomes adotaram a dieta vegetariana.

Você pode estudar suas vidas: Tertuliano, Orígenes, São João Crisóstomo. Estes são apenas alguns nomes que sei decorado.

 O fato de que estes padres pioneiros da igreja foram vegetarianos reconhecidos constitui uma evidência importantíssima do que poderíamos ter lido na Bíblia antes dela ser moldada pelos vários Concílios Ecumênicos.

Não foi até a época do imperador Constantino (séc. IV) que os cristãos vegetarianos tiveram de começar a se esconder, pelo fato de que Constantino era um comedor de carne. Ele era também um maníaco e os livros de históricos da igreja abundam em histórias sobre como encher de chumbo derretido as gargantas dos cristãos vegetarianos, devido à dieta que seguiam. Incidentalmente, ele também matou sua esposa jogando-a em uma tina de água fervente.

Outra coisa Da bíblia que deixa isso bem claro é:

“Não matarás” (Êxodo 20:13). Não poderia ser dito de forma mais simples.

O termo exato em hebraico é אל תרצח  “lo tirzach”, que, de forma precisa, se traduz “Não matarás”.

Um dos maiores eruditos de linguística Hebraico/Inglês (do século XX) Reuben Alcalav – escreveu em seu gigantesco livro “O dicionário Completo Hebreu/Inglês” que “tirtzach” se refere a qualquer tipo de matança. A palavra “lo”, como podem suspeitar, significa “não deves”. Não mate! Afinal, a Bíblia é muito clara neste ponto.

Embora o suposto Deus varia vezes mata.

 Então vemos que Existe um Deus verdadeiro que comunica com uma mensagem boa. E vemos um outro Espirito querendo se passar por Deus.

 Muitas pessoas não vegetarianas tentam se escorar do uso da carne dizendo que são Cristão é que o próprio Jesus se alimentou de carne. Logo eles estariam livres para se alimentar da mesma.

Mas vamos ver isso melhor,

O uso da Palavra Carne em Grego é algo muito peculiar.

Você conhece as palavras em Grego que foram traduzidas como Carne?

 Veja aqui algumas e suas traduções;

Broma quer dizer: "alimento”
Brosis quer dizer: “o ato de comer”
Brosimos quer dizer: “aquilo que pode ser comido”
Trophe  quer dizer: sustento, nutrição”
Prosphagon:  quer dizer: “algo que comer”.

Portanto, a Versão Autorizada de João 21:5, que aparece muitas vezes como “Tendes algo de carne?” é incorreta. Deveria ter sido escrita: “Tendes algo de comer?”, como de fato aparece em algumas versões atualizadas da Bíblia.

“Peixe” é outra palavra mal traduzida com frequência na Bíblia. Este termo é frequentemente referido não à forma vivente que nada, mas sim ao símbolo com o qual os primeiros cristãos podiam se identificar entre si. Era um símbolo secreto, necessário em tempos de perseguição, anterior à aceitação oficial do cristianismo como uma religião do estado.
O símbolo do peixe era um símbolo místico e uma senha na conversa, derivada da palavra grega peixe “ichtus”. Como tal, representava um acróstico, composto de letras iniciais da frase grega “Iesus Cristos Theo Uios Soler” – “Jesus Cristo Filho de Deus, Salvador”.

Logo nada tem a ver com o que as pessoas pensam.

Frequentemente, referências ao peixe tinham a intenção de ser simbólicas do Cristo, não tendo nada a ver com o ato de comer um peixe morto. Mas o símbolo do peixe não contou com a aprovação Romana. Eles preferiram o símbolo da cruz, escolhendo centrar sua atenção na morte de Cristo, ao invés de focar em sua brilhante existência.

Talvez esta seja uma das razões pelas quais somente uns 10% da vida de Jesus aparecem nas escrituras canônicas. A maior parte de seus primeiros trinta anos é omitida. 

No velho testamento:

Já vimos o texto de Gênesis 1:29 onde mostra que a verdadeira dieta do homem é vegetariana.

Temos também uma canalização Espiritual através de Isaías que diz:

“De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o SENHOR? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. (…) Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.”
Isaías 1:11,15

Então Veja bem que o Verdadeiro Deus não se agrada da matança dos animais.

Temos também outra canalização de Isaías que diz:

“Quem mata um boi é como o que tira a vida a um homem”
Isaías 66:3

Esta bem claro que para a lei Espiritual quem mata um boi conta como se mata-se um homem.


Vemos também em Salmos que Deus é bom tanto para os homens quanto para os animais.

”O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias estão sobre todas as suas criaturas.”
Salmos 145:9

“O justo olha pela vida dos seus animais.”
Provérbios 12:10


“Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.” 
Oséias 6:6

“Se vires deitado debaixo da sua carga o jumento daquele que te odeia, não passarás adiante; certamente o ajudarás a levantá-lo.”
Êxodo 23:5

“Se vires o jumento ou o boi de teu irmão caídos no caminho, não te desviarás deles; sem falta o ajudarás a levantá-los.”
Deuteronômio 22:4

“Melhor é a comida de hortaliça, onde há amor, do que o boi cevado, e com ele o ódio.”
Provérbios 15 : 17

Estes a cima são apenas algumas passagens.



Outro dia estava conversando sobre isso, e uma pessoa se levantou e disse:
- João batista era um profeta muito consagrado e ele comia carne.
 Eu disse, de qual cargas daguas(isso e para não falar palavrão) você tirou a ideia de que João batista comia carne?

Ele abriu a sua bíblia em "Português" é me mostrou:

“E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.”
Mateus 3:4

Ele apontou a palavra Gafanhotos.

Nesta hora eu dei aquela risada maléfica, aquela risada típica da "praça é nossa" e depois de suspirar bastante de tanto rir e expliquei para ele:

A palavra em Grego que foi traduzida como Gafanhotos para português não se refere ao animal.
 A palavra em Grego é: "trophe".

 Se refere a “locust beans”, ou seja, alfarrobas – vagens semelhantes aos feijões, que são comestíveis. A árvore de alfarroba é da família das leguminosas e ocorre naturalmente na região do Oriente Médio.

Logo João Batista não comia Carne.

Temos outro texto bem peculiar.

“E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer?
Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel;
O que ele tomou, e comeu diante deles.”
Lucas 24:41-43

A palavra usada aqui é “brosimos”, comestível, e foi corretamente traduzida na versão acima, porém, aparece como carne em algumas traduções. É importante atentar para a última frase: “o que ele comeu…”, ou seja, foram oferecidos a Jesus o peixe e o favo de mel, e ele escolheu comer o mel. Podemos relembrar aqui o verso de Isaías 7:15, que confirma tal escolha de Jesus:

“Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.
Manteiga e mel comerá, quando ele souber rejeitar o mal e escolher o bem.”
Isaías 7:14-15

Em muitas traduções da Bíblia para o português, o verso acima de Lucas é apresentado sem a citação do favo de mel, ou seja, como se houvesse sido oferecido a Jesus apenas o peixe.

Outro texto:

“Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.”
João 4:8

Este é outro verso que, em algumas traduções aparece a palavra “carne” ao invés de “comida”. Comida é o mais correto, pois no original a palavra grega utilizada é trophe – sustento.

Mais um exemplo:

“Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo.
Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.”
Romanos 14:20-21

 Então vemos que os textos da bíblia foram facilmente manipulados para ser entendido daquela forma.


São Francisco de Assis por exemplo disse certa vez:

”Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem. Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito a ser protegida.”
(São Francisco de Assis)


Espero que isto tenha respondido sua pergunta.


 Essa é a nossa resposta de hoje.

 Um pouco longa, mas bem direta ao assunto.



Grande abraço a todos amigos. Namastê; Até amanha.

5 comentários:

  1. Amigo ta bom gostei, eu não sabia. Agora me responda cinceramente, por trabalhar em um frigorífico estou cometendo emorme erro e.atrazando minha evolição esporitoual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amado amigo! Realmente é um problema muito serio esta trabalhando em um lugar deste. isso porque assim, e como se estive-se patrocinando as matanças. Porque você esta participando do processo.
      Mas não precisa desesperar. Sei que este é o seu ganha pão, e que foi a porta que conseguiu para se sustentar. Então meu conselho é que, já que você tem faculdade em outra Área, deve tentar, e lutar para trocar de emprego, de preferível em sua Área da faculdade ou relacionado. Eu sei que não é fácil. Mas pediu para que eu fosse sincero com você. O que já foi, já erra, mas o que ainda virá você pode alterar então pense bem... Eu não estou aqui para Julgar.. Eu estou aqui para defender.. então isso fica entre você, Deus e sua consciência. Grande abraço.

      Excluir
  2. Amigo me tire a dúvida: se Jesus transformou a água em vinho,multiplicou o pão mas também o peixe para alimentar o povo, como ficamos! Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisa,
      Obrigado em comentar.
      A questão do vinho, existem uma grande diferença da época para a nossa. Era costume dos Hebreus beberem vinho como se fosse suco. Faz parte da cultura deles devido a facilidade de plantar vinhas.
      Em relação a multiplicação de Peixe existe uma grande controversa a respeito dessa passagem.
      O termo em grego que foi traduzido como "multiplicar" é amplo e tem como grande possibilidade significar apenas dividir para muitos e não fazer vários novos a partir de um.
      Isso fica evidente quando logo após a multiplicação e depois que a multidão vai embora os Discipulados ainda pedem um "sinal" a ele. Se por ventura tivesse de fato multiplica-se como fica subentendido nas versões em Português não teria necessidade de um sinal, pois o fato já o era.
      E mesmo se por ventura houvesse de fato uma multiplicação, é totalmente justificado pela pouca variedade de alimentos que o povo daquele lugar naquela época tinha.
      O Peixe é um dos alimentos mais fácies de ter juntamento com o Trigo e Vinha. Existia poucos legumes e frutas disponíveis a eles como os Garfanhotos(uma planta que se assemelha ao Almeirão).
      Assim pela "necessidade" de sobrevivência eles se alimentavam culturalmente de peixes.
      Entretanto, nos dias atuais a variedade de alimentos cuja não necessita de sacrifício animal é grande.
      Espero ter respondido a sua questão.
      Grande abraço e muita luz.

      Excluir

Postagens relacionadas:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...