Sejam Todos Novamente Bem Vindos À Escola Espiritualista Luzes Dos Mundos!
Sendo hoje Quinta-Feira, voltaremos a falar sobre a bíblia.
Sempre analisando os textos em suas fontes originais, utilizando uma hermenêutica Judaica, para auxiliar no entendimento dos textos.
Hoje iremos falar sobre: Guardar o sábado, sim ou não?
Muitas pessoas se enrolam todas quando vão discutir sobre esse tema.
Tudo isso pelo fato de que na Bíblia, nos dez mandamentos, um dos mandamentos é guardar o sábado.
A grande verdade é que enquanto muitos acham extremamente importante cumprir esse mandamento, outros apostam que não é necessário. Mas assim ficam apertados quando o primeiro grupo diz que se eles não cumprem um dos mandamentos não faz sentido cumprir os outros, afinal estaria desconsiderando algum tópico.
Então hoje, para facilitar a vida de vocês iremos conversar sobre o Sábado, e para ser objetivo iremos falar sobre os seguintes temas:
- O que significa Sábado?
- Qual a origem do "guardar o sábado"?
- Como os Judeus entendem o guardar o sábado?
- Jesus e o sábado.
- O que diz a Cabala sobre o Sábado?
- Como devemos entender o sábado?
O que significa sábado?
A palavra que aparece na bíblia que traduzem como sábado é o termo em Hebraico " שבת " que transcrito é "Shabat".
Shabat significa originalmente descanso.
Foi empregado ao sétimo dia da semana, pela semelhança de ser o descanso.
A palavra de origem é sabbaton.
Em êxodo 31:15 trás a expressão Shabat Sabbaton que significa sábado dos sábados.
A descrição linguística aponta que é um sábado muito diferente do normal e que deve ser observado atentamente pois tem uma celebração especial para o mesmo.
Essa observação e descrição linguística pode ser atestada quando olhamos algumas fontes literárias como êxodo 16:23 e Êxodo 3:35; 35:2.
Qual a origem do guardar o sábado?
Muitos até o dia de hoje espalham a informação convictos que estão na razão que quem começou a guardar os sábados foi os Judeus quando Deus Todo Poderoso ensinou a guardar o sábado.
Mas meus amigos, hoje eu venho dizer que essa concepção está errada.
O Shabat, a prática de guardar esse dia era costume babilônico muito antes dos Judeus começarem a usar.
As teorias mais antigas sobre a origem do sábado judaico(ligando-o com o Egito, com o dia de Saturno, ou em geral, com os sete planetas) já foram quase totalmente abandonadas. A disposição nesse momento é de considerar o dia como originalmente um festival lunar, semelhante a um costume babilônico como atesta a história, assim como os documentos cuneiformes parecem conter um termo sabattu ou sabattum, idêntico em forma e significados com a palavra Hebraica Sabbaton.
Logo já existia o termo em outra cultura e significa semelhante ao empregado pelo povo Hebreu.
Logo não foi eles que criaram.
O professor Jastrow mantém a identidade substancial das instituições babilônico-assírio e Hebraico. Ele defende a leitura cuneiforme Sabattum sendo definida pela expressão um nuh Libbi (um dia de expiação ou propiciação), o qual é idêntica a forma e significado do Hebraico Sabbaton. O Sábado é com toda a probabilidade uma instituição Babilônica. A designação do sábado semanal, o primeiro e o oitavo dia da festa da colheita ou tabernáculo, o dia da expiação e do Ano sabático.
Logo quem criou o sabhat foi os Babilônicos em suas festas e não o povo Hebreu.
O Sabattum é definido como um nuh líbbi, ou, " dia de descanso do coração, isto é, não como era anteriormente suposto, um dia de descanso para o homem, mas como um dia em que os deuses descansavam de sua ira, ou de um dia para a pacificação da ira de uma divindade.
Assim concluindo, que o significado do Shabat na babilônia era apenas semelhante ao do povo Hebreu e não idêntico.
Colocando em vista que não era um descanso para o trabalho mas sim para o coração.
E na mitologia se tratava do coração dos deuses.
Distanciando completamente do sentido empregado pelos Hebreus, afinal, percebe-se politeísmo.
Então o sábado foi constituído muito antes da construção bíblica.
Assim os Hebreus modificaram a concepção das antigas do Shabat para adotar.
A modificação aconteceu em dois aspectos:
1. Perdendo a conexão com a lua, fazendo-a cair a cada sete dias sem computação ou contagem contínua.
2. Ser empregado a descanso de trabalho e não do coração.
Assim finalmente formando um dogma e constituição fundamental da religião Judaica.
Um fato interessante é que a obra da criação relatada no Gênesis foi distribuída entre seis dias, seguido de um dia de descanso, por causa da semana, terminando no Sábado.
Quando Moisés escreveu o Bereshit(Gêneses em Hebraico) já estava instituído o Shabat.
Assim o escritor desejou ajustar artificialmente e metaforicamente o descanso em concordância.
Como os Judeus entendem o guardar o sábado?
Dentro do Judaísmo o guardar o sábado é de extrema importância e merece toda a atenção.
Segundo a história que contam, na Babilônia enquanto os hebreus estavam em cativeiro os judeus sofreram muito pois trabalhavam todos os dias e não descansavam nunca.
Trabalhavam todos os dias da semana, parando apenas para dormir e comer.
Uma verdadeira escravidão.
Dessa maneira, quando sairão do cativeiro, após a peregrinação no deserto e quando estabeleceram na cidade prometida, Deus como símbolo e lembrança da coragem e resistência que eles tiveram lá na Babilônia declara o Shabat, ou seja, o dia do descanso.
O valor que isso tem para os Judeus é inimaginável pois relembra toda uma luta do passado e que Deus permite pelo menos um dia para descanso.
Um dia onde não se faz nada manualmente, apenas internamente.
O dia onde podemos voltar para dentro de nós mesmos e contatar com o nosso próprio Ser interno, sentindo paz.
O Guardar o sábado ser mandamento é para que ninguém se esforce muito.
E que todos tenham pelo menos um dia para descansar.
Isso justifica o motivo dos Hebreus modificarem o sentido original da palavra e do ritual "sabbaton".
Jesus e o sábado
Jesus nunca viu o guardar o sábado como sendo ordem de Deus que não se deve ser questionada.
Aliás ele próprio não guardava, realizando curas e milagres nos sábados.
Tudo isso porque o sentido verdadeiro do sábado é descansar o coração e não sobrecarregar o corpo.
Jesus não se sentia em trabalho quando realizava os milagres, curas, pregando e etc.
Pois o coração dele já estava em descanso pelo AMOR.
O que diz a Cabala sobre o Sábado?
Sendo a Cabala a parte Esotérica do Judaísmo, o Zohar que foi desenvolvido por Abraão, diz que o sábado é o dia onde o universo derrama sobre as nossas cabeças uma energia referente ao tanto de boa ações que fizemos durante a semana.
Assim para recebermos essa energia que o universo nos emite, devemos estar em comunhão com ele.
Estando apenas em sentido de oração e não realizando nenhum trabalho manual.
Como devemos entender o sábado?
Guardar o sábado não é obrigação.
Guardar o sábado é apenas um simbolo importante para os Judeus.
Nós que estamos do outro lado da história, não faz sentido algum guardar o sábado como mandamento.
Mas devemos sim, ter o dia de descanso, de contemplação a natureza.
Não devemos ficar sobrecarregados, trabalhando todos os dias.
Devemos assim tirar um dia para nós mesmos, para praticar uma meditação, estarmos em oração e entrar em fase com o nosso Deus interior.
Sendo esse dia qualquer um, não obrigatoriamente sábado.
Acredito que essa postagem ficou muito clara e simples de entender.
Essa é a postagem de hoje.
Meditem!
Grande abraço a todos.
Shabat Shalom( Descanse em paz)
Namastê
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