Sejam novamente Bem-Vindos a Escola Espiritualista Luzes Dos Mundos.
Hoje como todos os Domingos falamos sobre Religião, hoje iremos continuar essa jornada.
Hoje escolhemos para falar sobre: "O que é a Teosofia?"
Então vamos descore sobre esse assunto, para tentar entender como que isso se encaixa com tudo que já aprendemos aqui.
Antes de tudo acho mais bonito entendermos a Etimologia da palavra.
Teosofia é de origem Grega uma soma de Theos + sofhos. Theos é Deus. Sophos é Sabedoria.
Então podemos dizer que o significado literal é Sabedoria divina.
Dizem que a Teosofia é um corpo de conhecimento que se resume em Filosofia, Religião e Ciência.
Mas essa afirmação não é conhecida universalmente pois não é visto o campo amplo da Filosofia e nada de ciência em suas práticas e matérias.Apenas os grupos simpatizantes do ocultismo.
Emblema da Sociedade Teosófica, sincretizando diversos conceitos básicos da Teosofia, como os ciclos cósmicos, a eternidade da vida, e a polaridade Espírito-Matéria. |
A teosofia se constitui sobre a sabedoria universal e eterna presente nas grandes religiões. Bastaria apenas ver e analisar alguns pontos do longo da história.
A teosofia foi traga ao mundo moderno por Ninguém menos do que Helena Blavatsky que falamos dela semana passada no blog. Se não ler esse texto >>>Clique aqui para ler<<<
Helena Blavatsky trouxe no final do século XIX, e desde então vem sendo divulgada por teosofistas em diversos pontos do mundo.
Teosofia tem um caráter muito interdisciplinar. Segundo os membros teosofia proporciona uma ponte entre as diversas culturas e tradições religiosas.
Helena Blavatsky dizia que "Teosofia é conhecimento divino ou ciência divina."
Segundo Helena Blavatsky Teosofia era um corpo onde estudava as leis universais que procurava entender como funciona a vida e as suas regras. Dizia ela que aqueles que procuravam viver com a teosofia, do ponto de vista prático, era puramente a forma de se elevar ao divino.
Para os Teosofistas, esse corpo de conhecimento.sabedoria Divina e esta ética associada a ela, que seria transformar o modo de viver pelo conhecimento, é tão antiga quanto o mundo, e é o único conhecimento que vale a pena ser adquirido.
Ou Seja, tudo que ensina é o básico de todas as culturas e religiões do passado que por alguma razão foi mal interpretador segundo eles, ou mal aproveitado. Eles acreditam que conseguem passar esse Pente fino de todas as informações e retirar ma verdade.
Logo Teosofia não vem trazer coisas novas, mas apenas se propõem de sua maneira explicar aquilo que julga que a sociedade não entendeu corretamente.
Então eles consideram que não existe uma Origem física e ideologia da Teosofia mas sim que é os conhecimentos da fonte original que seria o mundo espiritual.
E como se o conhecimento divino e algumas base principais fosse colocada em todos os pontos do mundo sem que eles tem se contatado.
Um exemplo disto é que uma sabedoria divina foi transmitida à civilizações do Egito antigo através dos símbolos, divindades,mitos, alegoria e arquétipos locais, fazendo que eles assimilassem conceitos divinos através destas representações. E como no Egito, também nas outras terras do mundo, como a Grécia Antiga, A Babilônia, Tibete, América, Europa e em todas culturas independente do contato entre elas.
Logo seria como uma sabedoria divina que desceu para a matéria em todos os pontos do mundo.
Quando Blavatsky lançou o movimento Teosófico moderno no seculo XIX, fez questão de acrescentar elementos de tradições religiosas Hindu que havia estudado durante sua permanência no Tibete. E sua apresentação compreende uma terminologia muitas das vezes baseada no idioma sânscrito, divulgando no ocidente conceitos fundamentais orientais como Maya(Ilusão), Dharma(caminho) e Mahatmas(grandes Almas). Outros conhecimentos fundamentais que se propôs a trazer para o ocidentes são conhecimentos de todos os povos que aqui no ocidente tinha se perdido como por exemplo a Reencarnação e Karma.
Mas não quer dizer que Teosofia seja Hinduísta, ela também pegou pontos do Taoismo, Budismo, Cabala, Cristianismo, Gnose e Hermetismo. A ideia era literalmente pegar o que é bom de cada e unir em apenas um lugar.
Basicamente a Teosofia se propõem em pregar a fraternidade universal, a origem espiritual das formas e dos seres, a unidade de tudo que existe, e que existe uma fonte única de conhecimento, tentando entender a importância das mitologias e culturas mundiais, as leis universais,a transformação do homem e etc.
A Teosofia aprendeu com o Budismo e crenças orientais que a fonte de todo o mal é a ignorância
Diz também que todo conhecimento necessário para a evolução já está presente na terra a questão é que cada um só consegue abstrair de informação para a evolução certas porcentagens mediante o seu grau de evolução, aprendizado e aperfeiçoamento.Para isso precisa então de reencarnação para conseguir aperfeiçoar ao ponto de entender os ensinamentos.
Até que um dia a reencarnação não seja mais necessária quando o indivíduo alcança um estado de boas atitudes e conduta.
A teosofia é bem otimista. A Teosofia exalta o bem, a paz, o amor, o altruísmo, e promove a cessação da pobreza, da ignorância, da opressão, das discórdias e desigualdades.
Embora a Teosofia reconhece a importância das religiões e suas primícias ela não é uma filosofia teísta, se bem que possa ser descrita como panteísta.
Até porque em um dos Mahatmas declara com rigor cartesiano, a existência de Deus como uma entidade distinta do universo dificilmente pode ser provada, mas reconhece níveis diferentes de evolução entre os seres, numa escada graduada.
Ou seja, para eles não existe um Deus soberano lá fora, todos nós somos esse Deus que se dividi-o. E que Deus está apenas dentro de cada Criatura.
Minhas criticas e experiencias com a Teosofia:
A ideia inicial parece exatamente com a nossa. E acredito que é muito boa. Que seria de pegar de cada cultura aquilo que acredita ser verdade universal, fazendo um balanço, como um pente fino de informações.
Mas infelizmente embora ela recomenda o esforço próprio em busca do crescimento pessoal e uma vigilância incessante contra o auto-engano e a fé cega, ainda é defendida as ditas revelações e considera pontos de algumas crenças que acreditamos que não deveria considerar.
Como por exemplo usar as nomenclaturas como Anjos,Arcanjos e outros como se fosse revelação do plano espiritual a existência, sendo que isso é totalmente do Judaísmo e posteriormente do Cristianismo, sem nenhuma base de outra crença.
Logo é como se apega-se a algum ponto sem analisa-lo.
É muito mais simples entender que existem Ascencionados que são mencionados em todas as culturas do que utilizar a nomenclatura de anjos e arcanjos, dando uma ideia totalmente fechada.
Outras crenças que foi relatos de um vidente, ou de um grupo de videntes as vezes é pego como real sem uma verdadeira pesquisa e buscar daquele informação.Isso é sistema de crenças.
Como já falamos no Texto sobre A Helena Blavatsky, sabemos de várias Polemicas que ela foi envolvida e acusada de fraude.
Isso deixa o caráter dela e de outros principiantes da teosofia que também se envolveram em polemica, um pouco em dúvida.
Eu já assistir várias palestras de lojas Teosofias como até hoje ainda assisto.
O que observei pelo menos nas palestras que presenciei(em media de 20 a 30) em duas lojas teosofias, é que se foca muito em conhecimento e de explicar a realidade como é,como por exemplo a origem de determinada coisa,o que significa determinado assunto ou simplesmente estudando alguma obra tentando explicar de forma mais simples.
Mas sentir que foca pouco na mudança interior e na atitude de realmente fazer alguma coisa pela sua evolução.
Embora praticamente em todas falava coisas do tipo "Você precisa de ter responsabilidades sobre suas ações" ou "Você dirige a sua vida e ninguém mais".
Ainda acho que deveria ser focada a evolução e a transformação moral do que explicações.
E como se foca-se muito em conhecimento e não em atitudes.
Isso, não vejo como bom.
Como já dissemos aqui no Blog, pouco importar saber algo se não praticar nada referente aquilo.
Em geral acredito que existem pessoas que necessitam deste caminho e que só sentirá bem estando em um lugar onde foca a universalidade e a união de povos. Sobre tudo mostrando o tanto de verdade de que cada povo se segura.
Mas para quem deseja alcançar iluminação nesta mesma vida, vejo como um caminho incompleto embora toda a ideia inicial é que seria um caminho completo.
Precisa deixar bem claro que essa parte de "Minhas criticas e experiencias com a Teosofia", é totalmente opinião pessoal minha. E que não estou me colocando como verdade absoluta. Apenas dando a opinião que tenho direito sobre o assunto.
Diz ser uma mistura de Religião, Filosofia e Ciência. Infelizmente eu ainda não conseguir localizar a Filosofia e a Ciência na Teosofia. Apenas a Religião.
Filosofia que digo é no sentido de questionar e de querer respostas e não aceitar respostas prontas e alguém. Então a parte de Filosofia seria filosofia do ponto de vista, de modo de pensar e não disciplina filosófica.
Até porque a palavra Filosofia significa "Amor ao conhecimento", talvez seja esse o motivo de colocarem como Filosofia.
Mas realmente não fazem questionamentos filosóficos e busca profunda da verdade individual., apensar têm crenças sobre a verdade encontrada pelos veteranos e criadores do movimento, como por exemplo Helena Blavatsky.
E exatamente devido isso, devido não ter a preocupação de tentar demonstrar dentro de uma lógica e razão os seus conhecimentos e crenças que a Teosofia na maioria das vezes é desclassificada como Espiritualista e nomeada Esotérica.
Sobre a ciência ainda não encontrei nada. Estou procurando, quando achar aviso.
Esse é o nosso texto de hoje.
Espero que tenha sido claro e objetivo.
Espero que ninguém tenha se sentido ofendido(a) com nossa opinião sobre, uma vez que colocamos bem claro que é o nosso ponto de vista.
Espero que fiquem bem, até amanhã.
Namastê!
Nenhum comentário:
Postar um comentário