Namastê!
Sejam Todos Novamente Bem-vindos A Escola Espiritualista Luzes Dos Mundos!
Hoje como todas as Quintas-Feiras, iremos responder dúvidas e perguntas relacionado a bíblia.
Sempre utilizando o bom senso e razão, sobre tudo dentro de uma hermenêutica Judaica e cultural.
Hoje o tema é: Batismo católico ou pagão. A pergunta foi:
Olá Carlos, beleza cara?
Então eu me chamo Daniel, e sou do Rio de Janeiro. Volta Redonda.
Eu fui católico por um certo período de minha vida, depois me tornei evangélico. Passaram alguns anos e acabei indo para o Espiritismo.
E eu sempre tive uma dúvida em relação ao batismo católico.
Por que o batismo católico é quando ainda é criança e não é uma emersão, mas sim um pouco de água que é jogado na cabeça da criança.
Analisando os textos bíblicos isso não combina. Por que João Batista, e os outros discípulos, faziam batismo por imersão.
Dá para perceber que é por imersão como concluímos lendo: mateus 3:16, joão 3:23, Atos 8:38-39,colossenses 2:12, Romanos 6 3-6 e outras partes.
Gostaria de saber de você, já que tem pesquisas sobre todos estes assuntos, qual o motivo da igreja católica não fazer desta maneira. Mas sim batizar criança e por aguinha na cabeça.
Ficarei muito feliz se responder essa dúvida.
Um abraço e sucesso no seu trabalho.
Já falamos neste blog e iremos voltar a falar que a igreja católica é criação do império Romano.
Quem não viu a explicação e esta história >>>CLIQUE AQUI<<< para ler.
O império romano seguia vários mitologias do passado inclusive o paganismo.
Logo muita das coisas colocadas pela igreja são heranças do paganismo.
Esse tipo de batismo também foi uma herança, realmente não combina com o verdadeiro batismo dos primeiros cristãos. No Cristianismo primitivo.
Realmente o batismo feito entre os primeiros Cristãos do passado era por imersões por completo. Não era da forma que a igreja começou a fazer.
O que mais me deixou triste nesta história toda é que a igreja pegou as palavras de Paulo deturpando-as dizendo que Pagãos são aqueles que não são batizados.
Para quem ainda não sabe o que é o paganismo,
>>>Clique Aqui<<< para entender um pouco sobre essa crença.
Paulo de Tarso, que era Saulo, quando se converteu as ideias do cristo e começou a sua jornada apostólica, teve a primeira jornada tentando converter os Judeus de coração duros que Yeshua(Jesus) era o Messias tão esperado.
Infelizmente esse foi apedrejado e maltratado.
Não aguentando mais tanta desfeita, fugiu para outra terra e começou a pregar para os pagãos as ideias do Cristo. E que ao contrário daqueles Judeus da época, estes trataram Paulo com amor e muitos entenderam sua mensagem se convertendo mais tarde ao Cristianismo da época.
Devido toda essa história linda de Paulo e exemplo de vida, Paulo chamava os Pagãos de Gentios, e a igreja entendeu que gentios eram aqueles que ainda não tinham se batizados.
Esse foi um dos piores erros da igreja Católica.
Até porque o batismo que o Cristianismo faz, sendo ele por imersão ou sendo eles da forma que a igreja católica faz, foi derivado de ritos pagãos.
Quando a criança nasce, os pais apresenta a criança aos deuses da natureza, os elementos(água,terra, fogo e ar), da mesma forma que faz os católicos.
Acha que não?
Então vamos ver:
O batismo católico na sua bênção usa o elemento terra representado pelo sal colocado na boca da criança, depois o elemento água é jogada na cabeça do batizado, o elemento fogo é representado pela vela que lava o padrinho e o elemento ar é representado pela fumaça do incenso usado pelo turíbulo do coroinha.
É mais um ritual pagão que a igreja apostólica romana tomou como sendo seu, no intuito de fazer com que os pagãos que eram maioria na antiguidade se convertessem ao Cristianismo com mais facilidade.
Percebem o tamanho da persuasão da igreja?
Semana que vem iremos falar a origem do batismo protestante e qual motivo que os Espiritas não batizam sendo cristãos.
Espero que tenha respondido sua pergunta meu caro amigo e irmão e que todos que estão lendo essa página, tentam entendido a resposta.
Grande abraço a todos.
Namastê
Nenhum comentário:
Postar um comentário