Sejam Todos Novamente Bem Vindos A Escola Espiritualista Luzes Dos Mundos!
Hoje continuaremos com a segunda Roda de religiões.
Essa:
Semana passada já falamos sobre o Vedismo, quem ainda não viu a postagem peço que
>>>CLIQUE AQUI<<< e confira o texto antes de continuar a postagem.
Hoje iremos falar sobre o Bramanismo"
Bramanismo
Esse Elefanta é a representação folclórica de bhama. |
O Bramanismo ou Brahmanismo é uma das mais velhas filosofias religiosas indiana que através dela se formou todo o resto da cultura daquela civilização por milênios. Uma verdadeira Espinha Dorsal.
Começou a se estender desde segundo milênio A.C, até o início da era Cristã. Persiste de forma modificada sendo atualmente mais conhecida como Hinduísmo.
Então podemos dizer que é o pré-Hinduísmo.
Poderíamos comparar sendo como Catolicismo e protestantismo. Um se originou de outro fazendo as modificações que julgou como necessária dizendo ser o conserto dos erros de entendimento.
Bramanismo sendo um conjunto de concepções religiosas, sociais e políticas, pós Vedismo, tem como base os textos dos Vedas(conhecimento divino) ou o Sruti(revelação), transmitidos oralmente e que até hoje é considerado como conhecimento de origem Divina.
As características principais são: Crença na reencarnação, sistema de castas, referente aos quatro filhos de Brahma, naturalismo e individualismo.
Segundo essa crença, Brahman é Deus criador de todas as coisas.
Brahman encarnou-se sucessivamente em Brahma, Vishnu e Shiva.
Sendo Brahma Deus criador, Vishnu Deus da conservação e Shiva Deus da destruição.
Formando assim a trindade indiana Chamada Trimuti.
Dentro da mitologia Brahman teve quatro filhos que encarnavam as quatro castas Hereditárias. No século III ou II antes de Cristo, o Bramanismo sofreu transformações e passou a ser bramanismo Sectário ou Hinduísmo.
Os princípios do Bramanismo foram estabelecidos pelos Bãmanes no Código de Manu, personagem considerado o pai dos árias. Consiste não só em doutrina e práticas religiosas como também aborda uma séria de regras morais para a vida social.
A parte mais antiga desta tradição é o Samhita, composto de hinos e dividido em quatro repositórios: o Rig Veda, o Yajur Veda, o Sama Veda e o Atharva Veda.
As mais recentes são os Brahmanas, compostos entre os séculos X e VII a.C., formados por textos litúrgicos e os Upanishads, de caráter filosófico.
A tradição bramânica é formada por 33 divindades com funções tríplices, são divididas em terrestres, atmosféricas e celestes. Existem deuses soberanos, guerreiros e patronos das atividades humanas.
Eles então entendem que existe um Deus criador de tudo, que teve três reencarnações no planeta terra.
Cada uma com uma missão diferente sobre a terra.
E entendo que existe 33 semi-deuses encarregados de outras funções.
Futuramente irei falar um pouco melhor sobre as tas reencarnações e no que elas influenciaram nas crenças da Índia.
Enquanto no Vedismo que vimos semana passada falava de reencarnação e diziam que o espirito após ter vivo como homem, reencarnava em corpos de Vacas, no Bramanismo a reencarnação tem como base a evolução do Espírito.
No Bramanismo já entendiam que o individuo reencarnava sucessivamente até alcançar um ponto onde se libertar.
Seria chegar o fim, quando consegue a libertação da Roda de Sansara, alcançando assim o Maksha(liberdade).
Essa foi a primeira vez onde começaram a entender o principio do Despertar da consciência.
Alcançar a ascensão.
Minha opinião sobre o Bhamanismo:
Ao meu ver foi um passo muito importante para os povos da Índia a existência do Bramanismo, pois este conseguiu interpretar melhor os Vedas e escritos sagrados recebidos, de uma forma mais limpa.
Eles ter percebido que a reencarnação serve para a Evolução ao meu ver também foi muito importante e merece sua colocação.
Mas infelizmente estes embora baseados em Conceitos verdadeiros na maioria das vezes se entornaram no fanatismo e fundamentalismo fazendo uma crença e práticas muito extremistas que em outrora Prejudicará aqueles que seguiram.
Futuramente iremos falar melhor sobre isso dentro do Budismo.
Essa é a nossa postagem de hoje.
Espero que tenha sido Clara e objetiva.
Grande abraço a todos.
Namastê
Nenhum comentário:
Postar um comentário