quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O espírito Santo e a trindade

Namastê!

 Sejam Todos Novamente Bem Vindos À Escola Espiritualista Luzes Dos Mundos!

 Sendo Hoje Quinta-Feira voltaremos a falar sobre a bíblia.

Algum tempo atrás eu fiz uma postagem falando sobre o Mito da Trindade.
 Mostrando que no Cristianismo primitivo não existia o conceito de trindade e também dizendo que também o conceito da trindade não é de origem Judaica nem tão pouco Cristã. Já existia essa ideologia em outras crenças.
 Quem começou a pregar a trindade foi a igreja em suas interpretações.
 Quem não viu essa postagem pode verificar o texto

 Tem alguns amigos que se diz espíritas mas ficam bravos quando eu falo contra a trindade.
 Eu gostaria de dar a brilhante notícia que o espiritismo não prega trindade em nenhuma de suas obras.
 Pelo contrário, o espiritismo trás várias vezes  conceitos totalmente ao contrário a trindade.

  Embora eu acredito ter sido bem claro na ultima postagem sobre esse tema, ainda algumas pessoas falaram que eu não expliquei sobre o Espírito Santo direito.
 Eu falei muito sobre Jesus não ser Deus mas foquei pouco no espírito Santo.

 Então iremos falar um pouco sobre: 
O espírito Santo e a trindade. 





  Um detalhe apresenta o Espírito Santo não sendo uma pessoa externa e também não é uma parte de Deus(trindade) e o fato de que em todas as orações de Jesus o espírito santo não aparece.
  De todas as orações que Jesus fez e que foi relatada, em nenhuma delas Jesus menciona o espírito Santo.
  Jesus sempre dirigia-se ao pai.
 Nunca representou o espírito Santo como seu pai. 
 Logo, Jesus também não colocava o Espírito Santo como terceira pessoa divina como entendem as igrejas.
 Podemos conferir as seguintes orações de Jesus: Mateus 10:32, Mateus 33:11, Mateus 11:25-27, Mateus 12:50. Mateus 15:13, Mateus 16:17, 27, Mateus 18:10 e 35).

 Se existisse a famosa trindade, porque que em nenhuma oração de Jesus ele menciona o Espírito Santo?

 Um outro fato curioso é que nas cartas do Apóstolo Paulo quando ele inicia alguma carta nova ele coloca uma saudação inicial geralmente parecida com: "Graça e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo."
 Em nenhuma de suas saudações ele mencionou o Espírito Santo.
 Se existisse a trindade Paulo não poderia mencionar duas partes da suposta trindade e deixar uma de lado.
  Ele não faria isso, até porque era um doutor da Lei.

 O que eu quero deixar bem claro é que essa ideologia de trindade não é uma ideologia bíblica como querem entender muitos por ai. Mas sim uma constituição filosófica, ideológica dos pais da igreja.

 Se o espírito santo fosse um membro da possível trindade, sendo co-igual a Deus e Jesus, seria um erro tremendo de Paulo deixar de mencioná-lo.
 Até porque muitas das cartas que enviava era para igrejas novas onde muitos membros gentios de origens politeístas estavam lá, vieram de religiões que adorava vários deuses.
 Seria essencial Paulo mencionar, caso assim fosse.

 Paulo foi o responsável por constituir os maiores dogmas. Ele explicava em suas cartas as dúvidas comuns e alguns conceitos que precisavam entender.

 Em momento nenhum Paulo, em nenhuma carta tenta explicar a trindade ou o espírito Santo como uma pessoa divina igualmente com Deus pai e de Jesus Cristo.
 Ao contrário disso Paulo Simplesmente diz de forma clara que "Há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas... e um só Senhor Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas"(I Corintos 8:6).
 Como disse na outra postagem, Jesus é o Lápis de Deus.
 O mediador da vontade de Deus na atitude da criação.


Também em Apocalipse 21 quando menciona um novo céu e uma nova terra diz que o tabernáculo de Deus com os homens, e ele habitará com ele.... Jesus cristo "o Cordeiro(isso no versículo 22).
 Engraçado porque todos estavam lá, os homens, Deus e Jesus, mas novamente o Espírito Santo não é mencionado.
 Isso seria um erro grave caso o espírito Santo Fosse a terceira pessoa da trindade.


Então fica mais do que Claro que o Espírito Santo não é a terceira pessoa da trindade, até porque a trindade como dizem as igrejas não  é bíblica.

  Segundo as reflexões dos conhecimentos Judaico o Ruach Qdosh é uma parte do próprio Espírito que é um pedaço de Deus que está em nós, e na minha ótica como estudante de Física quântica, Metafísica e Mecânica Quântica nada mais é do que nós mesmos na essência.

  Já por uma ótica espírita e da língua Grega, língua que está escrito o velho testamento, ocorreu um erro de tradução que em vez de Espírito Santo, seria UM Espírito Santo ou Espírito o Santo.
 Na ideia de algum espírito que já é Santificado e puro, interfere com os humanos dando intuições, revelações ou ajudando em alguma atividade.

 Logo o espírito Santo pode ser tanto uma parte de nós mesmos, quanto um espírito elevado que vem nos auxiliar. Essa seria as alternativas racionais de entender sobre o assunto.
 E podemos descartar todas as hipóteses de que o espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade.


Essa é a postagem de hoje.

 Espero que todos tenha entendido e tirado um proveito intelectual filosofico desse texto.

Grande abraço a todos.

Namastê

2 comentários:

  1. Minha mãe teima comigo e fica triste quando digo que Jesus não é um deus, fico com pena dela, tento escutar e nada dizer só que às vezes não consigo e começo a falar sobre o que acredito e logo terminamos a conversa, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo.
      Nossa eu entendo.
      Mas pessoas assim se baseia em uma Fé, uma simples crença.
      Uma fé apenas emocional sem racionalidade. Então fica difícil até de apresentar argumentos.
      Mas fazer o que?
      É complicado.
      Também passo por situações assim. Sei como é.
      Grande abraço.
      Namastê amigo.

      Excluir

Postagens relacionadas:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...