quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A trindade existe?

Namastê amados amigos e amigas irmãs e irmãos de nosso espaço virtual.

trindade e verdade?




Hoje escolhemos para falar sobre um assunto um pouco grande, por causa disto peço que o caro leitor tenha paciência e leia com a atenção ligada pois a importância deste assunto e tão grande quanto.
Vamos falar de trindade.
Trindade e um termo antigo que e atualmente usado no cristianismo.
 No Paganismo que tanto já falamos neste blog em outra postagem, já existia o conceito da trindade.


No paganismo existe A Divindade tríplice.
Que seria a mesma coisa da trindade dos Cristãos.
  Na mitologia Grega, Romana e Egípcia também existem a mesma história de três divindades em um.
 Logo esse conceito de trindade não é criação do Cristianismo.

Então quando eu digo atualmente no cristianismo é porque nem sempre foi assim.
Trindade quer dizer três divindades que são apenas uma.
No cristianismo é usado para dizer que o pai , o filho e o espírito santo são apenas um.
  O grande mistério sobre isso é que no cristianismo primitivo não existia esse conceito.
Como já vimos na postagem sobre o catolicismo, que o catolicismo não é criação dos discípulos e muito menos de Jesus. E sim uma criação do império romando depois de um imperador por sufoco se converter.
No ano de 381 aconteceu o primeiro concílio ecumênico de Niceia  da história da igreja.
Neste concilio foi estabelecido diversos pontos e dogmas da igreja.
Por ser um concilio ecumênico todos os bispos estavam presentes assim estabelecendo os pontos que deveria seguir e os que não.
 Essa reunião foi comandada e organizada por um imperador.

Um grande problema de espalhar o cristianismo como monoteísta era a dificuldade de alguns ex-politeístas de entender se o cristianismo era monoteísta ou politeísta. Isso porque além de ter a figura máxima que era Deus a igreja tinha a ideia que Jesus também era Deus e ainda tinha o espirito santo.Isso devido Paulo sempre mencionar os três para dizer de ações do Divino. Por causa desta confusão a igreja arrumou uma maneira de dizer que os três eram apenas um. Pois assim facilitaria a crença monoteísta.
 Como já disse antes, o conceito de uma Divindade ter três faces já era crença de outras culturas, logo não fizeram muito esforço e só copiar e colocar usando alguns argumentos de interpretação bíblica.

Paulo aquele que era Saulo e foi convertido ao caminho de damasco dizia sobre a atuação do pai, filho e espirito santo. Mas nunca disse que eles eram um. Dizia apenas que agiam em conjunto.

 Se eu faço um trabalho em grupo, o trabalho é um mais as pessoas que participam não.
Isso é fato.

 O argumento que usam e usaram no concilio para dizer que Jesus era Deus foi o Capitulo 1 do Livro de João o Evangelista.
 A tradução de João Ferreira de Almeida deste texto esta assim:

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus".
João 1:1

Isso foi é ainda é um dos melhores argumentos para quem defende a trindade.

 E assim estabeleceram a trindade.

 Mas precisamos analisar melhor esse texto antes de tentar traduzir ele.

 Primeira coisa que deve ser considerado e entender o que é o Livro de João.

 Quem escreveu? João.
 Quando escreveu? Foi escrito entre os anos de 95 a 100.
 O que esta sendo relatado neste capitulo? O Primeiro Capitulo deste livro, assim como o de Mateus é uma descrição sobre Jesus. Apresentando a figura de Jesus para quem ler.
 Por que muitos novos não teve a oportunidade de conhecer Jesus e assim precisava de uma referencia de quem vivenciou.
 João começa então a debruça sobre suas lindas palavras.
 Neste texto e a igreja foi entender que Jesus é Deus.
 Não apenas nesta parte, mas em outras partes João parece trata a figura de Jesus como Deus se lermos sem pensar muito.
 Precisa deixar bem claro que Jesus nunca escreveu nada. Logo os escritos são a visão e descrição de quem observa sobre o seu ponto de vista.
  Precisa lembrar também que João era o mais novo dos 12 discípulos.
 Ele tinha em torno de 24 anos quando foi chamado por Jesus para apostolo.
 Pelo que temos de informação ele era solteiro e vivia com seus pais em Betsaida. Ele tinha a profissão de pescador, consertava as redes de pesca. Trabalhava junto com o seu irmão Tiago e faziam sociedade com André e Pedro.
 O apelido dele como pescador era "Filho do trovão", isso porque era bem rápido.
 E importante dizer isso porque mostra que o raciocínio dele era bom. Era ágio.

 Ele era Filho de Zebedeu e Maria Salomé, esta era irmã de Judas Tadeu, de Tiago menor.

  Isso é só para entender quem é a pessoa que escreveu.

   Mas vamos fazer um analise sobre essa afirmação.
 Já vimos que isso foi usado pela Igreja para dizer que Jesus era o próprio Deus. Assim colocando ele como Divindade.

 Os nossos irmãos Testemunhas de Jeová tem uma tradução própria da bíblia e nesta tradução colocarão o texto assim:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era 'UM' Deus.
João 1:1

 Quando eu li isso eu fiquei empolgado Pois assim ficaria fácil de explicar que Jesus não era o Deus e sim um Deus.
 Mas quando voltei a Analisar o texto em Grego essa tradução não esta certa. E a tradução de João Ferreira de Almeida esta correta neste ponto.
 Infelizmente o texto em grego realmente esta escrito:

εν αρχη ην ο λογος και ο λογος ην προς τον θεον και θεος ην ο λογος
João 1:1
(No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.)


  Digo infelizmente porque seria mais fácil de explicar se João Ferreira de Almeida tivesse errado a tradução.
 Mas palmas para ele, conseguiu fazer esse pedaço certo.
 Busquei então os motivos dos TJS colocarem "Um Deus".

Uma coisa que você que me ler provavelmente não sabe é que em grego temos uma regra para definir o Artigo.
 Quando temos um sujeito de uma frase e na frente dele colocar A vocal grega " θ "  significa que vai ser "O" Se não tiver a vocal é porque é UM.
 Um exemplo disto.
 O termo "Espirito Santo".
 Se tivesse a vogal "θ" junto com o Sujeito poderíamos traduzir como: O Espirito Santo ou Espirito o Santo.
 Mas quando não tem a vogal  " θ " junto ao sujeito na frase traduzimos: Um espirito Santo.

 O tradutor desta versão dos Tjs diz que o texto em Grego não tem esta vogal que define o Artigo, e quando é assim a tradução seria Um.
 Ele falou a técnica de forma certa. Ou seja ele conhece esse aspecto da língua.

 Mas infelizmente no texto em Grego Original temos a vocal na frente.

 Veja em Grego:

Εν αρχη ητο ο Λογος, και ο Λογος ητο παρα τω Θεω, και Θεος ητο ο Λογος.João 1:1


 Logo a tradução deles não esta certa.

 Queria muito que tivesse.

 Não digo isso desmerecendo a Figura de Nosso Senhor Jesus o Cristo e sim pois se fosse não causaria tanta confusão nesta parte. Seria uma porta Fechada para a igreja criar um dogma que no Cristianismo Primitivo não existia e nem tão pouco no Judaísmo.

Mas vejamos por outro lado agora.
 Já que concordamos que realmente a tradução de João Ferreira de Almeida esta correta dizendo que João disse que Jesus era Deus, vamos então analisar outra questão.

 Para quem não sabe no monte Sinai onde Moisés recebeu a Tábua dos Dez mandamentos e o Torá, ele recebeu também a Cabala.
 Cabala era um conhecimento muito profundo que não poderia ser revelado para qualquer um. Então era ensinado oralmente de sábio para sábio.

 O Rei Davi foi um dois maiores Codificadores da Cabala, pois nele tinha maturidade de entender grande parte dos conceitos.
 Na Cabala Davi percebeu a informação que dizia que Todos nos somos deuses.
 Não no sentido de ser o próprio Deus e sim centelhas divinas. Pequenas partes de Deus.
 Isso levou ele a escrever no Salmo 82 onde ele diz duas vezes que "Vos sois deuses".
 Se apenas Davi tivesse dito isso poderíamos dizer que poderia ser uma mal interpretação do Salmista Davi.
 Mas o curioso é que segundo o mesmo João Evangelista  no Capitulo 10:34 Jesus repete as palavras de Davi afirmando a veracidade de que 'vos sois deuses'.Assim animando os Discípulos e dizendo que se tiverem Fé verdadeira conseguiriam fazer todas as coisas que Jesus fazia e ainda obras maiores.

 Logo Fechamos o beco para a interpretação que Jesus é o próprio Deus, pois pode muito bem esta dizendo que ele é Deus de mesmo modo que somos também.
 Pois se eles tinham o conhecimento que todos somos deuses. Ou seja pequeninos deuses. Quando João Fala que Jesus é Deus, esta apenas dizendo que ele é parte de Deus.
 Segundo a Cabala todos nos estávamos em Deus e assim éramos Deus. Depois que começamos vivenciar as experiencias nos diversos mundos.

 Logo poderia interpretar que Jesus estava com Deus e ele "ERA" Deus.
 Por causa do termo "Era".
  Assim como eu e você que esta me lendo segundo a cabala Também estávamos com Deus no princípio e éramos Deus.
  Acho que isso quebraria totalmente a logica da igreja para criar a trindade.

 E esse problema estaria resolvido.

  Então esse erro seria de tradução é sim da Interpretação do texto de João.

  Uma das possibilidades então é que João queria dizer que Jesus era uma divindade e não a própria Divindade ao mesmo tempo de Jesus.

 Agora vamos ver por outro angulo esse mesmo texto.

 Tenho um amigo Judeu Professor da Cabala que quando mostrei essa minha Interpretação do texto, ele disse que ele como cabalista entendia este texto um pouco Diferente.
 Ele então me explicou a sua visão sobre.

Para os estudantes do texto Cabalísticos:

 João tinha o dom das palavras.
 Sábia escrever metáforas e textos Cabalísticos.
 Textos que contém segredos por trás das palavras.
 Tudo isso pelo seu dom, pela sua mediunidade.
Sabendo desta característica de João não iremos mas ler ele pensando que o texto é literário e sim entendendo que tudo é um grande Jogo de Palavras Escondidas nas estrelinhas.
 Afinal ele recebeu o Livro de Apocalipse.

Então observemos:
Em Hebraico o Livro Bereshit( Gênesis em Hebraico) No capitulo primeiro diz assim:

  Bereshit Barra Elloim...(tradução: No principio CRIAVA Elohim ...)
 Observa que teve um erro de tradução para português dizendo que estava escrito Criou sendo que "Barra" quer dizer "Criava".


  "Verbo" Quer dizer atitude é ação.
  Cria(barra) algo é uma atitude e uma ação.
 Logo talvez o Tal "verbo descrito por João." Seja "Barra".
 Pois se pensar bem o começo do livro e igualzinho ao começo do Livro da Gênesis.
 No princípio...
 Em um colocou era o Verbo.
 E no outro colocou Criava.
 Precisa Lembrar que Barra também tem um significado de "era", "foi" dependendo do contexto.

 Então podemos concluir que o Verbo que esta representando Jesus estava com Deus no principio da Criação do Planeta.

 

não é no sentido presencial é sim de comunhão de união de pensamento.



 Logo Jesus foi o Instrumento que Deus usou para criar a terra.
 Era o Canal de Criação de Deus.
 Jesus o lápis de Deus. Deus desenhou através dele. E que neste momento da criação era a "divindade" do planeta terra.
 Pois uma característica de Deus é que ele cria e cuida das coisas.
 Se Jesus é usado para criar algo e recebeu para cuidar é como se fosse o Deus do planeta.

Logo, uma interpretação correta seria: "No principio era o verbo. E o verbo estava como divindade. O Verbo era Divino."


 Hebraico e Aramaico são as línguas que Jesus falava, eram línguas pobres que não tinham muitas palavras. A mesma palavra significava um tanto de coisa.

 É como se fosse a palavra Manga em português. Manga pode ser: Fruta, Pedaço de roupa ou canteiro de plantação.
 Mesmo que os significados são totalmente diferentes a escrita da palavra é a mesma.
 Logo quando se falava Deus tem uma grande possibilidade que esta querendo dizer Divindade. Assim deixando mais próximo de nosso entendimento idiomático português.

 Vejamos uma comprovação disto é que na Oração que Jesus faz, chamada de oração para os seus discípulos ele diz no final:

 " Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me entregas-te na criação do mundo."(texto traduzido do original Grego)


Por Jesus falar em Hebraico e em Aramaico,e nesta línguas não ter vocal e no Grego ter, as traduções não conseguiram entender e traduziram desta forma.
 Mas vemos que se traduzirmos desta forma fica bem claro que a glória que foi entregue a ele, e ele foi a diretoria do Planeta terra.
 Isso porque Gloria em Hebraico tem o sentido de Beneficio, qualidade, mérito e status.


   E no momento da Criação estava como divindade.
 Também é uma boa interpretação.
  Pois vemos no segundo Capitulo de Gênesis quando temos uma metáfora profunda dizendo: "Criamos o homem de nossa imagem e semelhança."
 Seria Deus,  conversando com Jesus enquanto Criava o Planeta.
 Que seria a imagem(formação) Divina. Voltamos ao conceito de salmista (Vos sois deuses).
 Não se deve pensar que a imagem e semelhança quer dizer Fisicamente, pois seria tomar o Criador pela Criação.

 Logo para esse estudo cabalístico tudo isso não basta de uma profunda poesia que precisa de muita sensibilidade para entender.

 Para termos total certeza Jesus não é Deus, vemos que o Senhor Jesus o Cristo nunca afirmou ser Deus. Pelo contrário. Podemos ver em diversas partes que ele deixa bem claro que ele não é o próprio Deus.
 Vejamos algumas destas:

Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;
João 17:1


Jesus trata Deus como Pai. E não como ele mesmo.

E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.
Lucas 23:46

Ele entregou para o Pai o seu espírito. Ninguém entrega algo para si mesmo.
Entregar significa Passar às mãos de alguém, Confiar e Dar.
 Logo se ele fosse o próprio Deus não se entregaria a si mesmo, apenas iria se reconstituir. 


Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.
Marcos 13:32

 Se ele fosse o próprio Pai ele não diria ser Filho e nem tão pouco diria que não sabia. Pois se ele fosse o próprio pai saberia aquilo que o pai sabe.



¶ E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus.
Mateus 19:16-17

Jesus deixa mais do que claro que ele não é Deus. 

Um outro texto que os defensores da trindade usam para afirmar que Jesus é Deus é este:

Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
João 14:7-11

 Neste alguns entendem que Jesus estava dizendo que era o próprio Deus, mas ele esclarece abaixo que ele disse isso porque estava no Pai. E as palavras que ele dizia e as obras que fazia vinham do pai.
 Ou seja ele não estava dizendo que era o próprio Pai e sim que quem atuava nele nas palavras e nas obras era o pai agindo através dele. Por seu intermédio.
 Ele vivia como o Pai.

 Jesus sempre Orou para Deus, mencionando pai e pedindo ajuda.
 Ele disse: Pai afasta de mim este cálice, como ele pediria algo para ele mesmo? Se fosse o Deus encarnado iria simplesmente fazer isso.
Ele também disse: Pai nosso que Estas no céu. Ele diz Pai nosso. Se fosse ele mesmo não teria a necessidade de dizer Pai e muito menos nosso. Ele deveria dizer, pai destes, que estas no céu e agora na terra.

 Não existe nenhuma parte que O Senhor Jesus Cristo se diz Deus.
 Para completar assim com chave de ouro.
 Naquela passagem do Batismo de Jesus, ouviu-se uma voz que disse: "- Este é o meu FILHO amado a qual me comprazo".

 A própria voz deixa claríssimo que Jesus não é Deus  e sim filho assim como nós.


 Então O próprio Jesus deixa claro que ele não é o Deus.
  Ele pode ser o Deus do planeta terra.
 A divindade maior de nosso planeta.
 Assim como nos somos o Deus de nossas células pois elas dependem de nós pois, vivem dentro de cada um de nós e todas nossas ações interferem em seus crescimentos e desenvolvimentos.

Precisa lembrar que o Universo é enorme. Nosso planeta é como se fosse um Grão de Areia na praia em relação a nossa via latia. Já para o universo o planeta é como nanoscópicos.


 Então recapitulando:

 Hoje aprendemos que a trindade não pertencia ao Cristianismo primitivo e nem ao Judaísmos e que é apenas um dogma proposto pela igreja católica.


Finalmente chegamos ao fim desta postagem.

 Espero que vocês não tenha tido um desencarne ao ler esse texto deste tamanho. (risos)

Grande abraço


Namastê.



3 comentários:

  1. eu sou espírita e sempre ouvir de irmãos católicos que Jesus é Deus uma vez numa fila de banco um dois irmãos conversando dizia que Jesus era Deus ai eu não me aguentei e quando eu me vir eu já tinha citado salmo 82 e ver 6 ai eles usaram este outros parte de João 14,7,11 mas eu me sair bem e Jesus sempre esteve e Deus por sua vez sempre esteve com Jesus .....ai eles ainda não aceitaram mas eu me despedir porque só tempo pra faze-los mudar de ideia mas que passei a mensagem eu passei viu ...........muita luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amigo. Com o tempo as coisas se modifica e eles aprendem certas coisas.
      Que bom que sempre entendeu esta diferença.
      Depois do momento que você leu este texto, eu fiz uma alteração no texto que um amigo meu, professor de Hebraico me corrigiu. Releia para encontrar a parte onde eu troquei o termo Deus para Elohim.
      Grande abraço.

      Excluir

Postagens relacionadas:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...