quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O catolicismo e reencarnação

Namastê membros de nossa Escola Espiritualista, e sejam bem vindo aqueles que entrou pela primeira vez nesta pagina.

 Todas as Quintas-Feiras falamos e respondemos nesta página sobre a Bíblia.

Tirando dúvida, esclarecendo, transformando conceito. Enfim tentando fazer a nossa contribuição.

Nesta semana quatro Pessoas me procuraram para me fazer a mesma pergunta.
 Queriam saber sobre a Reencarnação é a Igreja católica.
 Muitos dizem que a igreja católica aceitava a reencarnação até um certo período mas depois deixou de aceita-la, pregando então a ressurreição. Pediram então para que eu contasse essa historia é falasse até que ponto é verdade e como foi o desenrolar desta historia.


catolicismo e a reencarnação




 Então vamos falar um pouco sobre o que aconteceu de verdade.

 Primeiro eu preciso de falar a diferença de um "concílio ecumênico" de um "sínodo". Pois seria irrelevante a historia se não tiver em mente os conceitos sobre.

  Concílio ecumênico é uma reunião que abrange todos os bispos da igreja. Já um sínodo reúne apenas um certo número de bispos que normalmente são convocados.(Em torno de seis)

 Então vamos entender a historia:

 No ano de  quinhentos e quarenta e três(543) o imperador Justiniano convocou um sínodo em Constantinopla e foi nesta reunião que aconteceu o grande problema e truque político.

  Antes disto, conta-se que a sua esposa a Teodora, teria influenciado na sua posição contrária a reencarnação. Ou seja a sua esposa influenciou para que anulasse neste concílio a ideologia da reencarnação.

 Contam-se que Essa mulher  Teodora tinha sido uma prostituta é que por crueldade matou varias pessoas, e pela crença da reencarnação da época as pessoas diziam que ela iria precisar de reencarnação varias vezes para que cada pessoa que ela matou pudesse assim se vingar dela.  Vemos que ainda era um conceito falho sobre a reencarnação.
  Ela chateada com a chacota das pessoas resolveu então Pedir para seu marido, que tinha influencia nestes consílios para tentar anular a crença da reencarnação, pois assim não iria mais ter que passar pela humilhação.
 Dizem que ele por ser muito apaixonado por ela acabou tentando bolar uma estratégia para por em terra a ideia da reencarnação.

 Então agora temos a parte onde existe um Mito.

 Os Espiritas ou adeptos da reencarnação, principalmente católicos dizem que no consílio de 543 iniciou a reunião da condenação da reencarnação é que no consílio de 553 com o fechamento da reunião já estava anulada esta ideologia.

 Só que se você perguntar para qualquer Cardial ou estudante serio do Catolicismo e dos seus concílios quando que se teve o consílio que anulou a reencarnação eles vão dar risada e dizer que nunca aconteceu.

 Isso porque o tema desta reunião não foi Reencarnação. O tema Desta reunião foi a Preexistência da alma ao corpo.
 O que foi levado para discutir é que a Alma não preexiste a matéria.

 E outra coisa não se teve essa mesma discussão em 553 como a maioria anda dizendo.

  Essa discussão que teve foi apenas em 543 pelo Sínodo, logo a discussão não foi Levada para o Consílio Ecumênico.

 Acho que os Espiritas se empolgam para relatar a história é por consequência acabaram aumentando os dados para assim tentar convencer mais pessoas.

Então o que realmente aconteceu:

  No consílio de 543 que foi apenas um sínodo, Justiniano levou o assunto de que a alma não pode preexistir ao corpo.
 Por ele ser bem respeitado pelo seu conhecimento teológico era difícil de se discutir com ele.

 Só que anulando a preexistência da alma por consequência choca com a Ideia da reencarnação, pois como pode alguém reencarnar se não preexiste a matéria?

  Mas mesmo com a dificuldade de se discutir com esse tal de Justiniano, depois que ele apresentou os seus belos Argumentos para que se alunasse a preexistência da alma, teve uma votação para saber se todos estavam de acordo.
  O resultado foi 3 x 2. Logo mesmo assim duas almas benditas tiveram coragem suficiente para não aceitar aqueles argumentos.

 Notasse que essa reunião, esta votação foi feita apenas em um consílio Sínodo. Logo não se tem valor real Global apenas Regional. Pois precisaria ser levado a concilio Ecumênico.

 O truque das mangas foi que em 533 tiveram um consílio Ecumênico para tratar o assunto da obra de Teodoro Mopsueste(Jean Prieur, "O mistério do Eterno Retorno" pág 128) e neste consílio eles consideram esta Obra Herética, pois tratava Livremente a reencarnação de forma abrangente. Mas por ter tido aquele consílio de Sínodo, os participantes da reunião já estava influenciado pela ideia de que a alma não preexiste.
 Até porque os outros dois que votaram contra na votação de 543 foram mortos.

 Mas o detalhe é que o PAPA VIRGÍLIO já tinha aprovado essa obra, este livro, anteriormente deixando bem claro que a igreja estava de acordo com as ideias desta obra.

  Então no final da reunião o trambiqueiro Justiniano fez juntar os cânones do 5º Concílio Ecumênico de Constantinopla(533) com os documentos da reunião Sínodo de 543. Fazendo então entender erroneamente, que a preexistência e a reencarnação foram condenadas pela igreja.

 Deste modo simplesmente cerca de milhões de Cristãos reencarnacionistas foram mortos no Oriente Médio.(Paul Brunton, "Ideias em perspectivas", pág 118)

 Então vemos que toda essa ladainha da igreja ter Condenado a Ideia da reencarnação não basta de um truque forjado no passado.
 E é muito claro que a reencarnação já era ensinamento do Cristianismo Primitivo como podemos ver várias Obras de papas, Padres, Bispos antigos que tratavam da Reencarnação.

 Portanto, os católicos estão livres para continuarem crendo ou não na reencarnação!
 Lembrando que não existe um documento em lugar nenhum de um concílio Ecumênico contradizendo a reencarnação.

 Agora vamos falar um pouco sobre a ideia de que a alma não preexiste:

 Existe inúmeras partes na bíblia que diz que o Ser preexiste ao corpo.
 Podemos citar uma passagem que eu muito amo que diz:

Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
Jeremias 1:5

 Vemos então bem claro que ele existia antes de gerar na matéria.

 Outra observação que acho importante fazer é que mesmo que a acusação dele fosse real ainda teríamos argumento para atesta da mesma forma a reencarnação.

Como podem ver na nossa postagem neste blog sobre o Judaísmo, onde falamos um poucos sobre eles que coloquei bem claro em uma parte assim:

"Os Judeus sempre desde o princípio acreditavam na Reencarnação.
 Podemos até mesmo vê algumas palavras.
Por exemplo, a palavra Alma(néfesh) é usada para se referir a vida.
 A palavra Espírito(ruakh) para se referir a fôlego.

 Logo eles acreditam que Ruakh pode voltar reencarnar, e Nefesh pode apenas ter uma existência."
"

 Logo Realmente se fosse para seguir os escritos em Hebraico a Alma não preexiste pois ela é a nossa personalidade.
  O espiritismo ensina que a Alma é o Espirito Encarnado.

 Logo A alma realmente não se retorna é sim o Espirito.

 Então de todo o jeito, a história sendo real ou não a reencarnação é um fato, uma tradição é uma das crenças mais antigas do planeta.

 Desejo um abraço para todos que assim acompanhou esse texto com o nosso raciocínio.

Se não conhece outras postagens deste blog, peço que clique na Alba Novidades e veja outras postagens.

Fiquem com Deus.

Namastê.

4 comentários:

  1. Obrigado amigo , muito elucidativo... Muita paz !!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Mas alma e espirito não seria a mesma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!
      Não, Alma é a personalidade. Espirito é o ser de verdade.
      No livro dos Espíritos diz que a Alma é o Espirito encarnado, ou seja a personalidade que ele assume.
      Isso porque a personalidade varia de acordo com o meio que se vive.
      Os Judeus já entendiam assim. A igreja Católica fez parecer que fosse a mesma coisa.
      Abraço e obrigado por ter lido.

      Excluir
  3. O VERDADEIRO MOTIVO DA IGREJA CATÓLICA OCULTAR A REENCARNAÇÃO!

    A VERDADE!

    Em meados do século VI, a Igreja percebeu que maioria dos fiéis eram devotos de algum Santo e que a este atribuía muitos milagres de cura e por isso frequentavam a Igreja para rezar por seu Santo de devoção, agradecer pelo milagre e pedir por outros. Muitas Canonizações são realizadas até hoje, com o único intuito de atrair mais fiéis para a Igreja, agora imaginem só, se a verdade sobre a reencarnação fosse revelada e as pessoas começassem a questionar que se assim fosse, muitos Santos, mesmo sendo pessoas boas, com espíritos bastante evoluídos, ainda estariam em processo evolutivo ainda tendo que passar pelo ciclo das reencarnações, então como poderiam estes, estarem realizando milagres se após sua morte já estariam encaminhados para uma nova encarnação? Este questionamento dos fiéis com certeza iria fazer a Igreja Católica perder milhões de devotos e é justamente este o motivo da Igreja te deixado de ser reencarnacionista.
    Este foi o real motivo da Igreja Católica ter rejeitado a reencarnação, pois temia a evasão dos fiéis e consequentemente o enfraquecimento da Igreja, então adotou a ressurreição, aproveitando que Jesus após a morte, verdadeiramente teve o corpo ressuscitado e ressurgiu para todos, como sinal de que existe um Deus fiel e poderoso conduzindo a todos nós.

    ResponderExcluir

Postagens relacionadas:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...